Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos Dumont - IPMS Brazil (São Paulo)

Fraternidade Argentina-Brasil se renova em kit do P-47D Thunderbolt da FAB

Tudo começou numa viagem de férias para a Argentina. Num voo do Brasil para a Capital Buenos Aires em 2016, o modelista e sócio do GPPSD, Jânio Cardoso, decidiu visitar alguns pontos turísticos ligados à Aviação e à Fuerza Aérea Argentina.

20170819_143241

O Museo Nacional de Aeronáutica, situado na Base Aérea Militar de Morón, foi um desses lugares visitados por Jânio, que também encontrou pilotos veteranos da Guerra das Malvinas e conheceu ainda o pessoal da Asociación Plastimodelistas del Oeste – IPMS Moron (APO). Na ocasião e em nome do GPPSD, Jânio presenteou o modelista argentino Silvio Sosa, presidente da APO, com um Republic P-47D Thunderbold da Academy na escala 1/48 embalado pela HTC com decais FCM para fazer as versões da Força Aérea Brasileira. Sílvio, por sua vez, entregou o kit para Jorge Margadant, que o montou nas cores da FAB. Haviam centenas de marações diferentes, do mundo todo, para o modelista Jorge fazer. Mas o escolhido foi o 226762 com o código branco C1 pilotado pelo então Capitão Fortunato Câmara de Oliveira.”O kit foi montado em homenagem aos heróis da FAB que lutaram na Itália pela liberdade do mundo contra da tirania nazista. Nos na Argentina nos orgulhamos muito de vocês brasileiros pela participação na 2ª Guerra Mundial”, disse Oscar Angel Arias, um membro da APO.

Essa atitude mostra, definitivamente, que a Argentina e os seus habitantes não são co-irmãos do Brasil. De maneira alguma. São muito mais do que isso. São os nossos Irmãos! E nos orgulhamos muito disso!

Obrigado, APO!

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>