M1130 Commander Vehicle

Por Claudio Gloria

Tendo como base o veículo blindado sob rodas 8×8 M1126 Stryker, cujo projeto é canadense mas produzido nos EUA para o US Army (Exército norte-americano) pela General Dynamics Land Systems, o M1130 Commander Vehicle provê para os comandantes militares a comunicação, informação, comando e controle de tropas mobilizadas no campo de batalha. Com a sua presença (três veículos por Brigada, dois por Batalhão e dois por Companhia de Infantaria), proporciona consciência situacional para os centros de comando e controle na tomada de decisões mais rápidas, precisas e também auxilia na preparação de ofensivas e operações militares.


Quase cinco mil foram produzidos e hoje estão em serviço nos EUA e Canadá desde 2002 e, no caso do M1130, é equipado com uma metralhadora calibre .50 pol. M2 ou um lançador de granadas MK.19 de 40mm numa estação de armas controlada remotamente. Além disso possui como armamento secundário outra M2 MG e uma de calibre 7,62mm M240. A blindagem é de 14,5mm, tem alcance operacional de 500km e velocidade máxima de 100km/h. Pode transportar dois tripulantes mais nove militares.

M1130 Stryker Command Vehicle da Trumpeter, 1/35

Para quem curte veículos blindados modernos, este kit é o prato cheio. Possui 481 peças, vem com photo-etched e pneus em borracha.
Eu o comprei usado, sem as caixas de rações. A montagem foi fácil com photo-etched bem robustos, mas precisa de um pouco mais de força para dobrar. Nenhuma dificuldade que um modelsita não resolva, com exceção dos pneus de borracha que não se encaixam direito e a falta de guia nos aros das rodas. Neste caso aconselho substituição por um jogo em resina.


A pintura foi com a tinta poliéster, que eu preparei o tom. Após montado, usei washs da Vallejo que deu uma aparência muito boa de usado. Sujei de “lama” com pigmentos em vários tons e empoeirei com uma borrifada de cor de areia.
Os decais são do próprio kit e poderiam ser mais finos.
As figuras que o acompanham não são muito boas como as da Dragon.
Por fim, fiz as antenas com fibra óptica. Existem melhoramentos como antenas, resinas, etc. Entretanto, eu fiz “da caixa”.

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *